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7 dicas para otimizar a gestão logística do seu negócio

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Na imagem, sobre uma mesa, um laptop, um caderno e planilhas. São exibidas as mãos de uma pessoa utilizando o PC e escrevendo em uma das folhas.Na imagem, sobre uma mesa, um laptop, um caderno e planilhas. São exibidas as mãos de uma pessoa utilizando o PC e escrevendo em uma das folhas.

Otimizar a gestão logística do seu negócio é essencial para manter sua empresa à frente da concorrência. Nos últimos tempos, gestores de todo o mundo passaram a dar importância para a logística na execução de estratégias e processos. Isso porque ela contribui, e muito, com resultados vantajosos para todos os envolvidos na cadeia de suprimentos. Do fornecedor ao cliente.

Neste artigo, vamos listar sete dicas que podem ajudar a aumentar a eficiência produtiva da sua organização. Afinal, otimizar a gestão logística leva ao aumento da satisfação dos clientes, além de oferecer vantagens competitivas no mercado. Confira: 

1. Os processos devem ser mapeados 

Toda e qualquer atividade desempenhada pelas equipes deve ser mapeada do início ao fim. Desta forma, é possível identificar as falhas que ocorrem em cada etapa do processo e, consequentemente, definir quais medidas devem ser tomadas para se colocar em prática as melhorias necessárias. 

2. Tenha fornecedores confiáveis

Busque por parceiros comerciais com capacidade de inovar e que demonstrem potencial para te auxiliar no desenvolvimento de novos processos. O ideal é que os fornecedores da organização possam contribuir, de alguma maneira, com a melhoria da gestão logística da sua empresa. 

Bons fornecedores garantem a boa execução das atividades do seu negócio. Afinal, uma única falha nos processos de um parceiro comercial pode implicar, automaticamente, em algum tipo de erro nos procedimentos que a sua empresa executa. 

3. O abastecimento deve ser monitorado e planejado 

A falta de produtos em estoque pode ser um grande problema, bem como o excesso de mercadorias. Assim, compartilhar os sistemas da cadeia de suprimentos da sua empresa, com os parceiros comerciais, pode acabar de vez com esse problema. Visto que eles devem realizar as entregas de acordo com seus números de controle. Ou seja, conforme seus estoques comecem a atingir níveis mais baixos. 

É fundamental focar no reabastecimento, no controle dos níveis de estoque e, claro, no volume de vendas. Dessa maneira, é possível estimar a demanda de forma a atender adequadamente o consumidor. 

E lembre-se, quando falamos em gestão logística, atender nos prazos estipulados não é apenas um diferencial importante, mas um dever da sua organização. 

4. Invista em tecnologia 

Sistemas informatizados são fundamentais para gerenciar as atividades que compõe a cadeia de suprimentos. 

Existem, no mercado, diversas ferramentas, como os ERPs (Enterprise Resource Planning), que possibilitam a gestão de todos os setores da organização em uma única interface. Tornando, desse modo, os processos mais ágeis e precisos. 

Portanto, a escolha de um bom software é um dos principais pontos de uma gestão eficiente. Na hora de escolher, prefira um programa completo, capaz de integrar e ser utilizado por todos os setores da empresa. 

Um software de qualidade é capaz de minimizar possíveis erros humanos e situações inesperadas. O que ele pode fazer: 

  • Automatizar a execução de determinadas tarefas; 
  • aumentar a produtividades das equipes; 
  • manter registradas as transações de compra e venda; 
  • preparar relatórios gerenciais sólidos para avaliar o desempenho. 

5. Gerencie riscos 

Uma série de variáveis pode impactar de forma negativa na gestão logística da sua organização. Por este motivo, o gerenciamento de riscos é primordial. Considerar os imprevistos e riscos permite que sua empresa esteja preparada para lidar com os eventuais problemas, mantendo o controle das situações. 

Além disso, analisar históricos anteriores é um método eficaz para prever a demanda e, também, para atribuir comparativos de crescimento. Estabelecer uma margem de erro é prudente, apesar de não ser uma “matemática exata”. 

6. Empregue processos simplificados na gestão logística

Manter as operações mais complexas que o necessário, independentemente do tamanho da sua organização, é um verdadeiro “tiro no pé”. Logo, é interessante integrar fabricantes, centros de distribuição e pontos de vendas. 

Dessa forma, é possível contornar os conflitos e falhas nas etapas dos processos, que podem resultar em perdas e aumento nos custos operacionais. O objetivo, aqui, é aprimorar as metodologias nas rotinas da empresa, para garantir que os resultados ajudem seu negócio a crescer. 

Então, uma boa opção pode ser, ainda, integrar as equipes envolvidas em cada etapa da sua cadeia de suprimentos. Isso garante um plano de ação conciso e completo para todos. 

Se o planejamento de operações estiver alinhado com as vendas, por exemplo, há tendência em existir, também, um ponto de equilíbrio entre a demanda dos clientes e a capacidade produtiva da empresa.

7. Acompanhe os resultados 

Acompanhar o desenvolvimento das atividades desempenhadas pela sua empresa e os resultados trazidos por elas é crucial. Somente dessa forma é possível otimizar a logística. 

Para tanto, é interessante criar e gerir indicadores de desempenho. Através deles, pode-se acompanhar alguns indicadores importantes. Dentre eles: 

  • Nível de serviço de entregas; 
  • tempo total de ciclo perdido; 
  • índices de ocorrências, como atrasos, avarias e extravios; 
  • percentual de cargas rastreáveis; 
  • exatidão das notas de transporte; 
  • cálculo da conta frete; 
  • tempo de atraso nas entregas; 
  • percentual de pedido perfeito. 

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