O que é inventário de estoque e por que você deve começar a fazer já!
Você sabe exatamente quantos e quais produtos estão disponíveis no estoque da sua empresa? Acompanhar essas informações é uma ação extremamente importante para o sucesso da organização, principalmente para quem deseja expandir os negócios. O instrumento necessário para isso é o inventário de estoque. Você tem um? Acompanhe o post e entenda mais sobre o assunto!
Afinal, o que é inventário de estoque?
É uma prática utilizada por meio da identificação, classificação e contagem dos produtos armazenados com o objetivo de conferir se essas informações estão de acordo com a realidade do que foi dado como entrada e saída de mercadorias.
Para que esse processo seja bem-sucedido, é necessário que você tenha um conhecimento detalhado e correto do seu estoque, pois uma falha ou esquecimento na hora de dar baixa nos materiais pode ser capaz de comprometer a gestão dos recursos financeiros.
O inventário de estoque pode ser rotativo ou periódico:
Inventário rotativo
Esse processo exige que o estoque seja submetido à contagem com uma frequência predeterminada (diária, semanal, quinzenal ou outras). Dessa forma, as informações de estoque são atualizadas em períodos cíclicos, de acordo com as necessidades da empresa em suprir uma demanda.
Inventário periódico
A contagem de um inventário periódico é realizada no final de um período determinado pela empresa. Os objetivos são: atualizar as informações do sistema de estoque, elaborar demonstrativos financeiros e corrigir eventuais falhas humanas.
Por que você deve fazer um inventário de estoque?
Reduz perdas e evita desperdícios
Um inventário organizado é capaz de reduzir os custos e evitar desperdícios, pois saber quantificar os produtos existentes evita compras desnecessárias, uma vez que os pedidos são realizados de acordo com a demanda. Além disso, se torna muito mais fácil descobrir furtos e extravios.
Faz com que a empresa cumpra a legislação
As possíveis incoerências entre um inventário mal elaborado e a contabilidade podem ocasionar situações indesejadas, como a empresa ser autuada pelo Receita Federal. Por esse motivo, é muito importante que o estoque declarado seja igual ao estoque real.
Comentários