Pode ser um pouco confuso para quem está começando a se adentrar no universo logístico, deparar-se com tantas modalidades distintas da Logística e não saber qual é a mais adequada para o seu negócio.
Afinal de contas, é bastante intuitiva a diferença entre Intralogística e Logística, a começar pela palavra em si.
Intralogística é a logística interna em armazéns, fábricas, empresas e centros de distribuição. Por sua vez, a logística é mais ampla; diz respeito à movimentação e transporte externo.
Não entendeu? Acompanhe para entender melhor abaixo!
Logística
A Logística, como mencionado, é mais ampla. É o processo de planejar, executar e controlar o ciclo de entrega de mercadorias. De realizar um transporte eficiente de insumos e garantir que os prazos sejam cumpridos e a qualidade seja mantida.
Na verdade, vai além de apenas o transporte dos produtos, mas também conta com:
- Recebimento das mercadorias, a fim de manter a integridade do material e de evitar perdas, igualmente;
- Compras; na identificação de fornecedores, na realização de cotações, negociações e estipulação de prazos de entrega;
- Distribuição, que engloba o controle de estoque, entrada e saída de mercadorias;
- Gestão do centro de distribuição, cuidando de todo o processo — desde a contratação de funcionários até o armazenamento.
E, por fim, o ciclo se encerra com o transporte externo, definindo o melhor meio (avião, carro, caminhão, navio…), a melhor rota, no mínimo de tempo e custo possível (calculando o frete e etc).
No entanto, encontramos quatro tipos de logística, sendo que cada uma tem uma perspectiva diferente do processo.
Logística de suprimento
Nesse segmento, cuida-se do gerenciamento de toda a matéria prima. Isto é, os funcionários são responsáveis por atividades como, aquisição, abastecimento, controle de estoque, armazenamento e os cuidados necessários com esses materiais.
Logística de produção
Esta se trata da administração das etapas que conectam os materiais distribuídos; da gestão e controle dos materiais, mão de obra e outras informações sobre o processo produtivo.
Compreende a coordenação do processo de fabricação e montagem, o controle do espaço em que essas aplicações serão realizadas, entre outros.
Logística reversa
A logística reversa tem uma pegada mais ecológica que as demais, pois ela visa a reutilização de materiais para que eles possam ser reutilizados, como retorno de embalagem, aproveitamento do transporte…
De igual modo, nela concentra-se o descarte adequado e sustentável da matéria — o que não foi utilizado. E, claro, evitar que o rejeito seja enviado ao local errado.
Logística de distribuição
Como o próprio nome indica, aqui é o momento de responder a perguntas como:
- Para onde vai?
- Quando vai?
- Quanto vai?
Neste setor, avalia-se quais equipamentos são adequados para a distribuição, em como ela será realizada, em quanto tempo, de acordo com a demanda.
Intralogística
Portanto, a intralogística, também chamada de logística interna ou “in-house logistic”, garante um planejamento estratégico otimizado para a empresa.
Isso é feito a partir do controle do fluxo de armazenagem de materiais, da expedição, da gestão do estoque… De todo o fluxo de material e do atendimento interno.
- Recebimento e conferência de todo o material necessário para o processo;
- Lançamento e efetivação do estoque;
- Armazenamento e estocagem dos materiais;
- Expedição e distribuição do material para determinado setor;
- Movimentação de produtos dentro do local;
- Rastreabilidade e monitoramento, tanto dos materiais físicos quanto das informações.
Uma intralogística eficiente e precisa requer investimento em uma equipe apta a realizarem as estratégias, em equipamentos e infraestrutura.
Lembre-se: a FAM Logística trabalha com a intralogística, desde a terceirização desse serviço à consultoria para a sua empresa. Quer saber mais? Entre em contato conosco!
Comentários