É essencial para o bom desempenho de uma empresa um líder nato que saiba delegar funções e saiba coordenar sua equipe. De fato, o sucesso de uma empresa está diretamente ligado ao líder.
Mas esta é uma carreira que exige constante aprendizado e autoconhecimento. Por isso, há profissionais que podem ter algumas dificuldades pelo caminho, em colocar em práticas os melhores exercícios de uma boa liderança.
E é essencial para a logística, pois o líder é quem irá chefiar toda a estratégia que definirá o funcionamento da empresa, de seus fluxos e movimentações. A logística só funciona se funcionários envolvidos estiverem alinhados aos mesmos valores.
Neste artigo, trouxemos 12 dicas de como ser um ótimo líder. Confira!
12 dicas de liderança de sucesso
1. Não se imponha pelo poder
Normalmente, quando falamos em líderes, pensamos naqueles autoritários que sempre tentam impor as funções aos funcionários pelo poder. Mas não é uma boa saída.
Esse tipo de comportamento pode gerar medo, desmotivação e até pior, desencadear sintomas de transtornos mentais. É preciso ter cuidado com a maneira em que se delega funções, e não minar o potencial de sua equipe.
2. Busque conhecimentos
É fundamental para o líder sempre buscar aprimorar seus conhecimentos e técnicas de liderança.
O interessante dessa função é que o conhecimento pode vir de qualquer lugar: cursos, livros, palestras, experiências de vida… O importante é estar sempre ativo.
3. Conheça sua equipe
Como você irá liderar se não sabe a quem irá liderar? Portanto, é necessário conhecer sua equipe, suas necessidades e particularidades.
Também é importante não ignorar o contexto pessoal em que a pessoa está, pois isso pode afetar a vida profissional e pode ser preciso um pouco de compreensão por conta do líder.
Cultivando a empatia é a melhor maneira de se estabelecer boas relações com os funcionários. E assim, saber como motivá-los e tirar o melhor de cada um.
4. Seja flexível
Observe as mudanças do ambiente e ouça opiniões a respeito. Flexibilidade é se adaptar às diferenças e conseguir tomar uma boa decisão mesmo em situações inusuais.
5. Reconheça seus erros
Seja humilde e reconheça os próprios erros.
Admita e arque com suas consequências, corrigindo-os. Faça o necessário para saná-lo e dê o exemplo à sua equipe.
6. Saiba ouvir
Parte de conhecer sua equipe e ser empático está em saber ouvir.
Inclusive, os funcionários e outros envolvidos podem ter boas ideias que o líder, só, não seria capaz de desenvolver. Essa pode ser uma oportunidade para que algum colaborador se destaque e seja motivado.
Afinal, todos queremos ser ouvidos.
7. Foque nas pessoas
O interesse pelo outro não deve ser superficial ou falso, em apenas conhecer sua equipe por meio de um teste psicológico, por exemplo.
Ponha-se no lugar delas, nunca perca-as de vista e de consideração. Viva o dia a dia com elas, pois você estará liderando pessoas e não números.
Ao passo do tempo, tal conhecimento poderá servir inclusive no gerenciamento de riscos
8. Seja o exemplo
Para tudo o que for exigir de sua equipe, faça melhor!
Dê o exemplo e inspire confiança nos outros com suas atitudes, para que elas se sintam seguras em fazer o que é pedido.
Se quer que tudo seja entregue dentro de um prazo, respeite os seus prazos. Se quer que todos sejam pontuais, chegue primeiro. E por aí vai…
9. Encontre o equilíbrio
Encontrar o equilíbrio em suas ações. A inteligência emocional cabe muito bem neste ponto.
Não seja exagerado ou duro demais, tampouco relaxado demais. Cobrar excessivamente ou favorecer alguns funcionários devem ser evitados.
10. Incentive o trabalho em equipe
Incentive os seus colaboradores a trabalharem em equipe, para que todos se sintam engajados no projeto e, assim, motivados a fazerem um excelente trabalho.
Além de fazer com que todos se sintam parte de uma comunidade. O ambiente agradável é essencial para o bem-estar de todos.
11. Comunique-se bem
Comunicação é a chave para tudo. Mantenha-se em contato, sempre. Faça reuniões semanais ou use tecnologias que incentivem o diálogo e o fluxo de informações.
Trabalhe sua comunicação para que ela seja clara e concisa. Não deixe espaços para mal entendidos e conflitos.
12. Atenção aos feedbacks
Por fim, saiba escutar os feedbacks que seus colaboradores têm sobre você. Só assim é possível crescer como um líder.
Igualmente, dê feedbacks construtivos a eles, individualmente, tanto reconhecendo suas conquistas quanto para que corrijam suas falhas.
Com as dicas acima, levando-as a sério, perceba como o seu desempenho como líder irá melhorar!
Se gostou das dicas, compartilhe este artigo em suas redes sociais!
Comentários