O conceito de Logística já é conhecido por empresas e por aqueles que fazem negócio. É comum vir à mente das pessoas imagens de transportes de carga com caminhões, entrega de produtos… Todo o serviço externo à empresa.
Mas tão importante quanto é pensar na origem dessa movimentação. Isto é, o que acontece dentro de uma empresa para que todo o serviço externo seja bem executado com precisão, eficiência e agilidade.
O nome disso é Intralogística.
Vale dizer que é uma área que tem ganhado muito destaque com os avanços tecnológicos e a chamada Logística 4.0. Mas isso fica para outro artigo.
Neste texto, vamos explicar o que é a Intralogística e seus processos. Confira!
Intralogística: o que é e quais são seus processos?
Basicamente, diz respeito à logística feita internamente em uma instalação: é a movimentação e o armazenamento de materiais dentro da unidade, desde o recebimento até a distribuição.
No geral, toda a rotina interna de uma empresa ou indústria.
As atividades envolvem:
Recebimento e Conferência
Recebimento de todo o estoque necessário para o processo, assim como garantir que o que está entrando para o armazenamento para virar estoque seja de fato o que a empresa está comprando.
Na conferência, checa-se notas fiscais, documentos, etc; além de conferir se a qualidade do produto está certa. O processo de conferência é visual e quantitativo.
Inspeção técnica
É feita a averiguação dos itens recebidos quanto às normas técnicas: qualidade do material específico, dureza, desenho técnico… Basicamente, se atendem ao padrão esperado para a produção.
Lançamento
É a etapa de efetivação e constatação do estoque e de seus documentos, para lançamento na parte contábil.
Armazenamento
Processo de estocagem e armazenamento dos materiais de acordo com as suas características.
É feita uma análise do layout do almoxarifado para que os produtos armazenados sejam preservados. Isto é, se serão bem guardados, se vão manter a qualidade, por exemplo, se forem perecíveis…
Nesta etapa, é preciso um olhar acurado para a metodologia do processo.
Movimentação
É feito o desenho de todo o fluxo, englobando as movimentações de materiais, desde sua armazenagem até entrega a outro setor. Também é visto qual o maquinário necessário para a movimentação.
Expedição
Processo de baixa de estoque e preparação do material para a sua distribuição.
O produto é retirado do estoque, é embalado e preparado para que seja enviado ao local correto na quantidade correta.
Distribuição
Etapa muito interligada à anterior, na distribuição é feita a entrega do material certo, no momento certo, do jeito certo para o setor certo.
Após o material estar devidamente preparado, é feito a distribuição dos materiais para os clientes, por meio de equipamentos específicos para a movimentação.
Aqui é pensado para onde, quando e quanto será distribuído.
Rastreabilidade
Para manter o controle da qualidade de todas as etapas do processo. Monitoramento tanto dos materiais físicos e do que tange os processos de recebimento, conferência e entrega.
Tudo precisa estar legalizado, portanto é necessário saber de cada detalhe do fluxo de informação que está por trás de um material.
Personalização
Por fim, para aplicar a metodologia e propor o melhor da intralogística, a personalização do processo vai de acordo com a necessidade que cada segmento. Isto é, entender que cada setor possui suas singularidades e especificidades.
É fundamental pensar nisso, pois um mesmo trabalho de logística não pode ser aplicado a mais de um local.
Leva-se em conta a economia, a eficiência e a acurácia da produção e da distribuição.
Qual a importância da Intralogística na sua empresa?
A Intralogística assegura os processos físicos, como o recebimento, gestão de estoque, e distribuição dos materiais, e todos os fluxos de informação relativos a esses procedimento.
No final de tudo isso, é possível ter um relatório da eficiência dos serviços, até para ter conhecimento das oportunidades de melhoria na cadeia logística.
Por exemplo, ao definir o destino de um produto, é possível pensar na melhor rota, no melhor equipamento para o transporte e no melhor maneira de acondicionamento. Isso reduz custos e tempo. Imagine só ter esse planejamento minucioso para cada etapas!
A Intralogística permite a elaboração de processos mais flexíveis ao acompanhar bem de perto a rotina de trabalho. Quando nos aproximamos de algo, vemos seus detalhes, e aí a probabilidade de exatidão é cada vez maior, porque a melhor estratégia a ser usada em determinada situação já foi definida.
Além do mais, aproveita-se ao máximo os recursos — mão de obra, financeiro, maquinário, entre outros —, evitando o desperdício de tempo e de dinheiro.
Uma organização interna garante o máximo de excelência na produção geral da empresa e agrega valor à estratégia da empresa. Estamos falando de otimização do fluxo da logística interna.
Quer saber mais sobre Intralogística? Entre em contato conosco!
Comentários